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Desenvolvimento Pessoal

YOGA NA LINHA DO CORAÇÃO PARA CRIANÇAS

Publicado

em

Por: Rita Goldrajch

Criadora do Método Yoga na Linha do Coração, o yoga que eleva a tua vibração

Método de Yoga criado no Alentejo para o Mundo.

Yoga significa UNIÃO. União das três partes do nosso Ser: parte física, o nosso corpo; parte mental, os pensamentos; e parte emocional, os nossos sentimentos. Yoga na linha do coração significa corpo, mente e espírito alinhado com o coração.

O yoga na linha do coração para crianças tem o objetivo primordial de manter aberto o chakra do coração das crianças para que possa fluir a energia criativa do amor.

Todas as crianças nascem com o chakra do coração aberto a vibrar nas mais altas energias do céu e da terra: o amor, a alegria, a criatividade, a espontaneidade, a autenticidade dos sentimentos e emoções, das palavras e ações. Elas são puras! Verdadeiras! Elas vibram na essência da energia cósmica, estão ligadas à sua intuição, sensibilidade e sabedoria interna.

À medida que as crianças crescem vão perdendo estas características pela educação e sistema social em que se inserem. A rigidez e inflexibilidade das instituições sociais educacionais do ser humano fazem com que a criança se desligue do seu coração e passe a estar ligada, quase exclusivamente, à mente e ao ego. Sociedades que se regem pela competição em vez da cooperação,   pela valorização quantitativa em vez da valorização qualitativa, pelo conhecimento intelectual e não intuitivo, pela posse de bens materiais em vez da posse de atitudes nobres e dignificantes de serviço e amor pelo próximo.

As crianças são emoção pura, puro amor ou falta de amor. Pais e educadores que não permitem que as crianças expressem as suas emoções, estão a criar adultos sem inteligência emocional, com vergonha dos seus sentimentos, que criam camadas de proteção emocional que se transformam em armaduras solitárias criando doenças, psicopatias, depressões, falta de empatia, desequilíbrios, desordens.

O yoga na linha do coração incentiva a criança a expressar as suas emoções, a sua alegria, a sua tristeza, o seu amor, o seu desamor, a sua luz, a sua sombra. Para isso é necessário confiança, olhar olhos nos olhos, olhá-la e vê-la, para que ela sinta o amor, a aceitação, a verdadeira conexão.

É necessário ter consciência que as crianças aprendem por imitação e repetição.   As crianças são um espelho dos adultos quer sejam estes os pais ou os professores. Por isso o trabalho do adulto é trabalhar essencialmente o seu Ser para ser um exemplo para as crianças.   Para além das palavras, esta é a melhor forma de comunicar com as crianças, pois elas são hipersensíveis, captam a energia subjacente do pensamento e do coração.

Por isso vive em plena criação, alegria, beleza e encanto. Só através do amor é que és feliz. O teu amor é a melhor oferta que podes dar a uma criança.

O Yoga na linha do coração:

  • Promove o amor e a alegria
  • Promove a calma e a tranquilidade
  • Promove o afeto e o carinho
  • Promove a concentração e atenção
  • Promove a sinceridade e a verdade
  • Promove a autoestima e a confiança
  • Promove o relaxamento e o bem-estar
  • Promove a imaginação, criatividade e sensibilidade
  • Promove a disciplina, a organização e a estrutura
  • Promove a conexão entre o fazer, pensar e sentir
  • Promove a união do corpo: físico, mental e emocional
  • Promove o autorrespeito e o respeito pelo próximo
  • Promove o respeito pelo espaço de cada um
  • Promove a empatia e partilha
  • Promove a cooperação
  • Promove o equilíbrio entre o silencio e o som
  • Promove o equilíbrio entre o movimento e inação
  • Promove a força, a flexibilidade e o equilíbrio do corpo
  • Promove o contacto e respeito pela natureza e todos os seres
  • Promove o respeito pela diferença
  • Promove pensamentos e atitudes positivos
  • Promove a limpeza, higiene e cuidado corporal
  • Promove posturas corretas corporais
  • Promove a coordenação físico-motora
  • Corrige maus padrões respiratórios
  • Equilibra o sistema nervoso
  • Fortalece o sistema imunitário
  • Ajuda a eliminar as toxinas
  • Promove o bem estar e a saúde em geral

 

 

 

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Atualidade

A brincar é que a gente se entente

Publicado

em

Por: Maria Alves. Atriz.

Metamorphose Centro de Divulgação Artística 

Ao olharmos o mundo pela primeira vez somos uma página em branco, pelo menos é assim que eu gosto de pensar. Vamos em busca da descoberta e das surpresas por este planeta de cores e sentidos especiais, onde há tanto por descobrir.

As histórias transformam-se em viagens inimagináveis, onde a imaginação naufraga num barco de piratas conquistado pela criatividade do pequeno ouvinte. A criança tem esta apetência natural para sonhar acordada com um olhar atento aos pequenos detalhes que giram à sua volta.

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A arte, na verdade, encontro-a no próprio ser ao ser como é. A preciosidade do que somos ao chegar a este universo não tem limites, esses aparecem mais tarde, quando chega o momento de vestirmos a camisola em conformidade com a sociedade. Até lá o risco é a melhor ferramenta.

Quando brincamos os sentidos acordam, as palavras voam, a matemática saltita por entre pegadas, as ciências mergulham nos rios e as artes misturam tudo num grande jogo. O jogo é o meio para alcançar os benefícios das práticas coletivas e o que daí advém, a consciência está no jogo e nos seus objetivos e por isso ganha um carácter libertador, no qual a comunicação e interação se fortalecem sem ser algo forçado aos olhos do jogador. De acordo com Konrad Langer, na sua Teoria do Exercício Complementar, «o jogo visa, antes de tudo, completar o Eu.»(Langer apud Sousa, 2003).Escondemo-nos enquanto alguém conta os números até se cansar, falamos silabicamente ao chamar 1,2,3, Macaquinho do Chinês, rimos quando alguém imita a professora a fazer a chamada ou o vizinho da bengala a correr atrás de nós depois de tocarmos à sua campainha.

Afirmar que as artes são essenciais no crescimento de todos nós parece-me pouco, porque a importância está na capacidade de unirmos todas as áreas do conhecimento e brincar ao faz de conta. Encontrar na aprendizagem o jogo da expressão dramática, o corpo desperto pela dança, o ouvido atento aos sons da rua, a vontade de pintar paisagens e construir esculturas moldadas pelas nossas mãos. Isso tudo é vital e torna-se imprescindível quando a criatividade primordial nas artes catapulta para algo insubstituível na vida de todos nós.

A arte tem este dom de conseguir fazer com que cada pessoa tenha a possibilidade de descobrir a sua capacidade de expressão, de tomar consciência do seu próprio corpo, de construir a sua linguagem, de observar, de escutar e conhecer o outro. Segundo Tolstoy «Art is not a handicraft, it is the transmission  of feeling the artist has experienced» (Diffey, 2015).

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Atualidade

Coaching para Pais

Publicado

em

Por:  Cristina Valente 

 Educar é decidir entre vários caminhos. Educar implica refletir sobre o que queremos para os nossos filhos. Como os queremos educar? Que adultos queremos que sejam no futuro? Nenhum de nós nasceu com a competência para ser pai ou mãe. E a intuição não basta. É preciso trabalho e ter vontade de aprender.


Sinopse

Em O Que se Passa na Cabeça do Meu Filho?, a psicóloga Cristina Valente apresenta ferramentas úteis para entender os estados mentais e as necessidades emocionais dos filhos, desde as primeiras birras à adolescência.

Numa abordagem original e muito prática, a autora identifica diferentes situações com que os pais se defrontam no dia-a-dia, de três perspetivas diferentes:

– O que a criança está a pensar ou a sentir; – O que os pais estão a pensar; – As chaves para resolver com calma e eficácia todos os desafios.

Sinopse

Socorro, tenho um filho adolescente em casa!

Cristina Valente, explica-nos que a capacidade de antecipar é uma das competências fundamentais em pais de adolescentes. Enquanto os pais reativos esperam que aconteça um problema e tentam resolvê-lo «em cima do joelho», os pais proativos preparam-se e planeiam cuidadosamente o que fazer, dizer, sentir, decidir.

Com estratégias, conselhos práticos e ferramentas úteisO Que se Passa na Cabeça do Meu Adolescente? ensina-nos a perceber os comportamentos, a compreender o seu cérebro, as mudanças porque passam, as suas emoções, a melhor comunicar com eles, sem discussões nem lutas de poder.

Cristina Valente garante-nos que o melhor que podemos dar aos nossos filhos adolescentes é a capacidade para saber tomar boas decisões, escolher o seu caminho e dar-lhes asas para voar em segurança.

Sinopse

A loucura dos dias que vivemos tem servido, sobretudo, para enterrar emoções, para educar mais com a cabeça do que com o coração, para nos virarmos mais para fora, para o que é visível e racional… do que para dentro, para o que somos e sentimos. Como consequência, são muitos os pais que se encontram confusos, exaustos e sem esperança. Maior ainda é o número de crianças e adolescentes que se sentem incompreendidos, desconectados e até mesmo perdidos.

Cristina Valente, traz-nos um livro prático, com dicas e exercícios para ajudar a fomentar a comunicação afetiva e a linguagem emocional entre pais e filhos. Aqui, apresenta-nos uma nova visão da educação, baseada no exercício do amor verdadeiro e na conexão com a mente e com as emoções uns dos outros.

Um livro repleto de ferramentas que permitem fazer mudanças na forma de ensinar regras e valores a filhos e alunos, bem como a lidar com as suas emoções de forma inteligente e positiva. Só quando os ensinamos a identificar e a gerir os seus estados emocionais é que eles conseguem mudar comportamentos. E quando isso acontece, os resultados melhoram.

Ensinar crianças e adolescentes a tornarem-se emocionalmente inteligentes faz com que aprendam a lidar com as emoções e a desenvolverem competências para enfrentarem o mundo tal como ele é.

 Toda a informação foi retirada do site da editorial Presença onde os livros referidos podem ser adquiridos.

Cristina Valente é formada pelo I.S.P.A. – Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa) e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, formada pelo INEXH – Instituto Nacional de Excelência Humana (São Paulo, Brasil). É trainer da Equipa de Lisboa e da Madeira do Treino das Emoções / DL – Desenvolvimento e Liderança, assim como da versão para Adolescentes (DL Jovem). É autora de Coaching para Pais e O Que se Passa na Cabeça do Meu Filho? Concebe formações online de coaching parental para colégios e empresas, assim como consultas in home visits, workshops, palestras. Começou a trabalhar quando era ainda adolescente, fez carreira como apresentadora, jornalista e editora nas áreas da Educação e Cultura na RTP, RTP Açores, TVI e Canal de Notícias de Lisboa (atual SIC Notícias). Foi quadro superior numa multinacional portuguesa nas áreas da Formação e Responsabilidade Social. Cristina Valente é mãe de dois adolescentes, Tiago e Constança.

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Atualidade

História ao quadrado

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O CLDS 4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social de Quarta Geração) é um “Programa cofinanciado pelo PO ISE, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu” –

O CLDS4G Mora – Gerações em Movimento é programa social coordenado pela Santa Casa da Misericórdia de Mora, com sede no concelho de Mora.

Atividade – “História ao Quadrado”.

A atividade História ao Quadrado iniciou no final do mês de Janeiro e resulta de dois desafios, são eles:

Combater o isolamento social e sensibilizar a comunidade para o valor das pessoas mais idosas, mantendo as pessoas mais proativas, incentivando a partilha de saberes e fomentando o trabalho em rede, por forma a promover o bem-estar psicológico, evocar memórias, trabalhar reminiscências e recuperar tradições;

Reviver a tradição do Piquenique, na segunda-feira de Páscoa, recolhendo vivências e testemunhos deste dia em todas as freguesias do concelho (Mora, Brotas, Cabeção, Pavia/Malarranha;.

O Piquenique é mais do que uma refeição partilhada ao ar livre, é festa, diversão, convívio e união.

Como “símbolo” do piquenique realizámos duas Mantas. As participantes realizaram pequenos quadrados de lã, que foram unidos e formaram uma manta de piquenique. Simbolizando a esperança de que em breve retomaremos à proximidade, à família e aos amigos, e que possamos novamente reviver/partilhar tradições, usos e costumes que tantas alegrias nos dão.

É importante aferir a abrangência, o dinamismo, o interesse, a participação, a interação social e o combate ao isolamento social dos mais idosos. Nesta atividade, houve uma elevada motivação e uma elevada taxa de participantes.

A TODOS(AS) os(as) que contribuíram, para a concretização da atividade história ao quadrado
MUITO OBRIGADO(A)!
– Ana Maria Rato Domingos;
– Alda Barroso;
– Ana Maria Filipe;
– Ana Gertrudes Feijão;
– Antónia Picão;
– Augusta Catarino;
– Antónia Aniceto;
– Cesaltina Maria Barbosa;
– Eugénia Maria Garcia;
– Helena Estoura;
– Idalina Pontes;
– Irmã Laura;
– Joana Gato;
– Joana Maria Ferreira;
– Joaquina Maria Garcia;
– Maria Joana Leão;
– Maria Antónia Rato;
– Maria Rosa Oleiro;
– Maria Luísa Prates;
– Maria Luísa Catarino;
– Maria de Lurdes Branco;
– Maria Luísa Pina;
– Maria Lucília Vacas;
– Maria Elvira Barbosa;
– Maria Joaquina Ruivo;
– Maria José Estoura;
– Maria Rosalina Nunes;
– Maria Madalena Lima;
– Maria Leonor Baptista;
– Maria Rosa Garcia;
– Mariana Antónia Nunes;
– Natália Vinagre;
– Rosa Maria Alves;
– Zélia Marques Nunes;
– Santa Casa da Misericórdia de Mora – ERPI
– Santa Casa da Misericórdia de Mora – Unidade de Cuidados Continuados Integrados.

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