Notícias

GRUPO DESPORTIVO DE PAVIA

Publicado

em

Breve Historial

Por Joaquim João Lopes

O Grupo Desportivo de Pavia foi fundado, oficialmente, no dia 10/06/79 e é o herdeiro de diferentes equipas de futebol, que, durante anos, representaram a nossa localidade. O registo fotográfico, mais antigo, que possuímos data de 1950.
Desde a sua fundação, o grupo Desportivo de Pavia teve como principal objetivo a manutenção da equipa de futebol, tendo participado regularmente nas provas da Associação de Futebol de Évora ou nas do Inatel, tendo passado apenas por um breve interregno de atividade, de dois anos, em finais da década de oitenta e outros dois anos entre 2001 e 2003. A equipa de futebol sénior competiu no Campeonato Distrital Sénior, da Associação de Futebol de Évora, até final da época 2003/04, altura em que deixou de existir futebol sénior no clube.

No futebol de onze, o nosso clube, ainda foi representado pela equipa de veteranos que, durante alguns anos, realizou, com alguma regularidade, jogos amigáveis
Com o decorrer dos anos o Grupo Desportivo de Pavia tentou abrir as portas a novas modalidades: o atletismo, a orientação, o futebol veteranos, o badminton, o futsal, a ginástica de manutenção e o BTT, foram algumas das modalidades praticadas.

Destas, apenas o atletismo conseguiu manter uma atividade constante. Nos últimos anos, foi a que mais se desenvolveu e a que mais tem prestigiado o clube.

Tudo se iniciou no decorrer das Olimpíadas Populares de 1997, onde, por brincadeira, alguns atletas de Pavia participaram. Os resultados foram satisfatórios e o interesse pela modalidade começou a despertar. Mais tarde, em 1999, fomos contatados pelo Diretor Técnico Distrital e resolvemos formar o núcleo. Iniciamos a nossa atividade participando apenas em provas de estrada e corta-mato e rapidamente surgiram alguns bons resultados. Ao longo do tempo, temos tentado diversificar a atividade pelas diferentes disciplinas técnicas e atualmente já temos atletas a fazer provas de velocidade, barreiras, lançamento do peso, lançamento do dardo, salto em comprimento, salto em altura, estafetas e de fundo e corta-mato, com uma boa qualidade. Na base desta diversidade esteve a atividade das escolinhas de atletismo que nos permitiu obter algum material, a formação dos técnicos e o despertar, nos nossos jovens, do gosto pela modalidade.

A nível coletivo conseguimos o terceiro lugar distrital na maioria das 21 edições do critério de corta-mato Paulo Guerra, logo a seguir às duas grandes potências distritais do atletismo, o Grupo Desportivo Diana de Évora e o Estrela de Vendas Novas (clube que já não pratica a modalidade). Em algumas edições, fomos também ultrapassados pelas equipas de Reguengos de S. Mateus, de Montemor; do Clube de Orientação de S. Pedro da Gafanhoeira; pela Escola de triatlo do Bairro de Santo António, de Évora; da Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz, mas soubemos sempre recuperar o “nosso” 3º lugar e, nas épocas 2010/11 e 2012/13, conseguimos mesmo alcançar o 2º lugar coletivo. Nas 21 edições do critério, estivemos no pódio 15 vezes.

Também nas provas de pista fomos conseguindo excelentes resultados a nível distrital, tendo vencido coletivamente a maioria das provas duatlo técnico jovem, apenas em duas épocas, uma das quais a última, fomos ultrapassados pelo Estrela de Vendas Novas e ficámos no segundo lugar.

Quer no critério de corta-mato, quer nas provas de pista do duatlo os nossos atletas conseguiram inúmeros lugares no pódio ao longo das edições já disputadas.

Individualmente são inúmeros os títulos distritais conseguidos pelos nossos atletas, nas diferentes modalidades e escalões, bem como as chamadas à selecção do distrito de Évora. A nível nacional o primeiro título, mais sonante, foi conseguido pelo atleta Telmo Mendes que conseguiu no ano 2000, em Lamego, ser campeão nacional do E.B.M., embora em representação da escola do E.B.M. de Pavia. Na época 2008/09 o nosso atleta Carlos Dias conseguiu vencer a Taça Nacional de lançamento do Dardo e foi também Vice-Campeão Nacional nesta modalidade. Na época 2011/12, o atleta Ricardo Ribeiro conseguiu sagrar-se vice-campeão nacional na modalidade 300m/barreiras e na temporada seguinte conseguiu chegar à final nos 60m, do campeonato nacional de juniores, em pista coberta. Mais recentemente. O nosso atleta Guilherme Miguéns foi campeão nacional do Km jovem do desporto escolar, no escalão infantil A, no ano 2015, em Lagoa; o atleta Gil Pinto conseguiu o 3º lugar no nacional de juvenis, nos 110m/barreiras, em 2018 e o atleta Telmo Piado conseguiu o primeiro lugar no ranking nacional jovem em: 2018, na modalidade salto em comprimento, no escalão infantil e em 2020, nos 80m planos, escalão iniciados.

Na presente temporada contamos com 35 atletas federados e nas três provas do critério Paulo Guerra já disputadas, ocupamos o tradicional 3º lugar da classificação coletiva.

O Grupo Desportivo de Pavia, com o apoio da Câmara Municipal de Mora e da Junta de Freguesia de Pavia, realizou, durante 10 anos, entre 2000 e 2010, o Grande Prémio de Atletismo Vila de Pavia, que foi considerada por muitos atletas como uma das melhores provas de atletismo do distrito, tendo participado nelas, para além de atletas quenianos, alguns internacionais portugueses como por exemplo os fundistas Carlos Calado, da equipa Irmãos Castro e o Alberto Maravilha, da Conforlimpa. Infelizmente, por falta de apoio esta prova deixou de se realizar.

Outra das grandes organizações deste clube foi, durante 20 anos, o torneio de verão de futsal, que teve início no ano de 1998, e teve a última edição em 2017.

Clique para comentar

Trending

Exit mobile version